Onde nossa Turma Boa quer chegar?


Por Ivo Nascimento

A pergunta do título parece trazer consigo uma resposta óbvia quando feita para uma pessoa que acredita e apoia as ideias de Ciro Gomes. O objetivo de cada militante da Turma Boa é vê-lo como futuro Presidente do Brasil, posição na qual poderá executar o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND), como bem descreve em seu mais recente livro – “Projeto Nacional: O Dever da Esperança”.

Não é demais dizer que Ciro Gomes é um daqueles políticos que certamente vão entrar para a história do Brasil. Sua capacidade de analisar os fatos passados e complexos do país, extrair soluções inteligentes para o futuro e propor, no presente, um projeto capaz de transformar o Brasil, mostra a grandeza deste brasileiro e a sua genialidade que, até aqui, tem sido dedicada ao povo brasileiro.

Ciro Gomes sempre foi corajoso, destemido e determinado..Disputou a Presidência do Brasil em três ocasiões, 1998, 2002 e 2018, sendo nesta última a opção de mais de 13 milhões de brasileiros, terminando a eleição em 3º lugar.Desde então, tem mantido a base de eleitores ancorado no apoio da militância Turma Boa. Essa Turma atua com desenvoltura e inteligência pelas redes sociais, especialmente no Twitter, acompanhando o Ciro em todas as suas atividades e defendendo as ideias que ele carrega.

Se é que se pode resumir, eu diria que o Ciro tem nas mãos, mas antes na cabeça e no coração, um projeto grandioso para transformar nosso país em uma nação que há tantas décadas almejamos e que seja capaz de trazer justiça social, reparar dívidas históricas com o próprio povo, gerar oportunidades, reduzir desigualdades e, ao mesmo tempo, garantir dinamismo a este gigante chamado Brasil. São sentimentos e ideias como estas que motivam a Turma Boa, podendo ser caracterizada também como sensivelmente apaixonada.

Se o exposto não bastasse para responder à questão do título deste artigo, diria ainda que temos com Ciro Gomes um projeto para vencer, afinal, o conteúdo é substancioso e brilhante. Ao mesmo tempo, seu proponente é um dos homens mais capacitados e preparados para executá-lo e, sua militância especialmente engajada e motivada.

O que resta então para que este projeto e sonho não escape de nossas mãos e possamos efetivamente alcançá-lo? A resposta não é simples, mas tem acontecido de maneira natural e orgânica nas ações desenvolvidas por Ciro Gomes e sua Turma Boa.

Movimentos como “Bodega da Turma Boa” e “Elas Com Ciro”, ambos programas conduzidos por Laura França em seu canal no Youtube, “Boletim ENDR” realizado pelo Cristiano Araújo do perfil @EmNomeDaRosa, “#Dia12ComCiro”, coordenado por Marija Zita, entre outros, têm contribuído para criar identidade e ao mesmo tempo dar voz para a Turma Boa. Vejo um futuro promissor para nossa militância.

São ações como estas que têm despertado o interesse e apoio das pessoas. A mais recente ferramenta à disposição da militância é o “Universo 12 | O Podcast da Turma Boa!” Um espaço para conhecer histórias, desafios e perspectivas da militância em todos os cantos do país. A cada semana serão lançados dois episódios com integrantes da Turma Boa. Aos poucos, a Turma vai criando conteúdo e formando uma linha de pensamento própria.

Onde queremos chegar? Na Presidência do Brasil com Ciro Gomes. Para isso, parece que estamos encontrando o caminho. Ele passa por uma combinação entre exposição máximas do Ciro e suas propostas com alta qualidade de engajamento da Turma Boa. O resultado disso é cada vez mais pessoas e mídias profissionais falando sobre Ciro Gomes.

Há muito para fazer, mas se ocuparmos os espaços, passaremos a pautar o debate, o que já vem acontecendo quando conseguimos dia sim e outro também colocar assuntos relacionados às atividades do Ciro nos trends do Twitter.

Que outros projetos surjam da militância Turma Boa!