Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    • Facebook

#VEMPRAMASSA

VOCÊ TAMBÉM

#VEMPRAMASSA

Primary Navigation

  • Home
  • News
  • Deep News
  • Quem Somos
  • Enviar Artigo
  • Contato
O Dever de Esperançar
  1. Home
  2. News
  3. O Dever de Esperançar

O Dever de Esperançar


De:
Redação
.
Publicado em 25 de maio de 2021. 25 de maio de 2021 1
Por Marcio Aurelio Soares

Sou um conversador no estrito significado da palavra. Conversar é estabelecer diálogos e exige três condições básicas que são a mensagem, o emissor e o receptor; e num movimento de “ping-pong”. Não fosse essa troca, seria um monólogo. Não é difícil encontrar pessoas que têm um desses papeis mais acentuados do que os outros. Aquele que fala mais e pouco escuta é o mais famoso. Esse “fala pelos cotovelos”, expressão antiga que nos ajuda a entender o perfil daqueles que falam muito e gesticulando, com os braços, mãos e… cotovelos.

Conversar é um excelente exercício para entender o outro, o receptor; e para nos fazer entendido, o emissor. Por isso gosto de escrever “conversando”, pois me dá a nítida impressão de que quem está lendo meus escritos está me ouvindo e escrevo porque os ouço.

PARA ALÉM DO CERTO E DO ERRADO

Cada dia tenho uma escuta nova. Uns aliviados como se o “corona” já não estivesse mais entre nós e fosse coisa do passado. Que intimidade horrível com esse que é nosso algoz e nem vida própria tem! Estamos cansados, só falam disso, o tempo todo. Temos que trabalhar. Como poderei me sustentar sem sair de casa? Usando máscara, como grande parte da população, a maioria se pergunta, como nos aglomerar, ir a festas, se estamos em plena pandemia?

É preciso ouvi-los com muita atenção. Cada um de nós tem suas necessidades e expectativas. O certo e errado está longe de ser o que é certo ou errado para todos. Nunca tínhamos vivido coisa parecida. Estamos aprendendo a ser e ter uma nova vida, talvez menos latina, com menos abraços e beijos, e mais cotovelos para falar.

As vivências presenciais estão restritas e a internet faz parte de nosso dia. As “lives” se reproduzem, os “memes” nos encaram a todo momento, vindos de uma telinha que passa o dia em nossas mãos. “lives” e “memes” são termos que há pouco desconhecíamos e nos distanciam de nossa linguagem nativa, corroendo devagarinho nossa identidade. As mensagens são imitadas e num fluxo digital “viralizam-se” e nos atingem sem percebermos, como um vírus de verdade.

UM NOVO TEMPO, UMA NOVA LUTA

Verdades, mentiras. Certo, errado. São tempos de convicção por imitação. São tempos de manchetes e pouco conteúdo. É preciso conversar. Ouvir e falar. E estudar. Compreender que as mensagens exigem interlocutores mais perspicazes e atentos. E o silêncio ser interpretado como uma fala muda. De culpa? Observação? Dizia o grande líder político Leonel de Moura Brizola:

“Eu não uso a palavra para esconder, mas para revelar meus pensamentos”.

E hoje, sinto que precisamos, para além da política de poder, falar de esperança. Mas não só da esperança do sonho, de nossa fé, mas também da força para alcançar, de nos fazer resilientes. São tempos de luta. O obscurantismo não vencerá a civilização. O autoritarismo não vencerá a democracia e a liberdade. É preciso esperançar!

Categorias News
Tags democraciadiálogoO Dever da EsperançaPandemia

0 likes
avatar

Author

Redação

  • Site / Blog

1 Comentário

Adicione o seu
  1. 1
    Alcione Marinho de Moura on 25 de maio de 2021 at 7:01 pm
    Responder

    Excelente, parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽

+ Deixe um Comentário Cancelar resposta

Novidades

  • Por que Ciro, e não Lula, tem de desistir da campanha em 2022? A hipocrisia petista e a verdadeira missão de um novo governo em 2023 21 de maio de 2022
  • Compreender a realidade é ir além de nós mesmos 10 de maio de 2022
  • Chega de toma lá dá cá: quando a democracia representativa falha, devemos nos valer de plebiscitos e referendos 29 de abril de 2022
  • Leonel Brizola: o centenário de um herói brasileiro 28 de janeiro de 2022
  • Da série diálogos no tráfego: o preço da gasolina e a ditadura da maioria 29 de novembro de 2021

Comentários

Iury Soares Silva on Fora Bolsonaro e Cirino já!

Seria uma ótima possibilidade, porém ainda não sabemos a verdadeira opinião do PSB sobre isso. E o pior, nem sabemos das atuais articulações do

Alcione Marinho de Moura on O povo é o anfitrião

Nossos direitos foram conquistados com muita luta, basta uma crise para serem todos revogados :(

Kleiton Oliveira on A política não é palco para inocentes, mas há meios e meios

Muito bom, Douglas. Muito claro e realista.

Adenilson Menezes de Carvalho on Saída do subdesenvolvimento: Projeto Nacional e povo na rua

Matéria esclarecedora e importante para pensar que somos muitos e temos o poder de dar um novo rumo ao Brasil. Parabéns

ELVIRA PINNA on Saída do subdesenvolvimento: Projeto Nacional e povo na rua

Nossa,que raciocínio lógico e perfeito. Acorda esquerda. #NojoEterno #ForaBolsonaro

  • Quem Somos
  • Enviar Artigo
  • Fale Conosco
  • Enviar Pauta
  • Termos e Condições
Logo TodosComCiro

2022 © Todos os direitos reservados a Vempramassa.com